A técnica Pomodoro é uma das técnicas de gerenciamento de tarefas mais utilizadas pelos programadores por ter uma aplicação simples e que traz resultados em um curto espaço de tempo, tornando o dia a dia do programador mais produtivo.
Nesse artigo você verá como aplicar a técnica Pomodoro com uma visão geral da técnica, uma forma visual de organizar as tarefas e dicas de como organizar as tarefas mais comuns que um programador realiza.
Visão Geral da Técnica
Essa técnica consiste na execução de tarefas em blocos de tempo, que são os pomodori (plural de pomodoro). Cada pomodoro tem como tempo ideal 25 minutos, mas podem estar em um intervalo de 20 a 35 minutos, segundo o criador da técnica.
A cada pomodoro é recomendado fazer uma pausa de 5 minutos e após a realização de 4 pomodori recomenda-se um intervalo maior, sendo este de 30 minutos.
Um pomodoro é indivisível, não existe meio pomodoro ou ⅓ de pomodoro. Se você terminar uma tarefa antes do limite de tempo do pomodoro, recomenda-se a revisão da mesma para evitar que seja necessário voltar a essa tarefa posteriormente para corrigir alguma possível falha na execução.
Se mesmo com a revisão o tempo gasto para executar a tarefa foi menor que o definido para o pomodoro, então você deverá considerar que foi gasto um pomodoro completo e fazer uma anotação relacionada à tarefa, especificando o tempo exato que foi gasto nela, para que possa otimizar a lista de tarefas dos próximos dias.
Como aplicar a técnica
A técnica pomodoro pode ser aplicada de forma enxuta ou robusta, tudo vai depender do nível de conhecimento da técnica e do quanto o programador consegue se adaptar e organizar para fazer o uso de todos os seus recursos.
Aplicando a técnica de forma enxuta
A aplicação da técnica de forma enxuta é bem simples e você precisará de 2 listas: uma para as tarefas do dia e outra para todas as tarefas que precisam ser realizadas.
Ambas as listas devem ter pelo menos 3 colunas: data de entrega, descrição da tarefa e pomodori.
Na lista de tarefas do dia, que eu aconselho você a organizar sempre ao final do dia de trabalho você deverá colocar as tarefas a serem entregues no dia em questão respeitando a quantidade de pomodori que você é capaz de realizar em um dia de trabalho.
Já na lista de tarefas você colocará todas as tarefas que precisa realizar, independente da data de entrega. Sempre que alguém delegar uma nova tarefa pra você, anote nessa lista, e se a tarefa for urgente, então coloque na lista de tarefas do dia.
Ao concluir cada tarefa, marque-a com uma caneta marca-texto para saber o que você já concluiu na lista.
Enquanto executa as tarefas você estará marcando os pomodori. Para cada pomodoro concluído você deverá marcar um “X” na coluna Pomodori da sua lista, assim você saberá quantos pomodori necessitou para a execução e poderá medir o tempo de trabalho depois.
Lista de tarefas com a marcação dos pomodori
Aplicando a técnica de forma robusta
A aplicação da técnica de forma robusta vai necessitar um pouco mais de atenção e de informações. Com a técnica Pomodoro é possível medir o tempo gasto e o volume de interrupções em cada tarefa, possibilitando a organização das tarefas do dia com base no seu índice de produtividade.
Para a aplicação mais robusta você poderá manter o mesmo padrão de estrutura das listas, mas na coluna Pomodori de cada tarefa você deverá fazer marcações especiais para as interrupções sofridas e pomodori.
As marcações de interrupção deverão ser feitas logo acima da linha onde estão sendo marcados os pomodori.
Veja abaixo a relação das marcações:
- Pomodoro Íntegro: marcar um X
- Pomodoro Comprometido: marcar uma barra ( / )
- Pomodoro Nulo: marcar um traço ( – )
- Interrupção Externa: marcar um traço ( – )
- Interrupção Interna: marcar um apóstrofo ( ‘ )
As interrupções são as responsáveis pela quebra e queda da produtividade, e temos 2 tipos de interrupção: interna e externa.
Independente do tipo de interrupção é preciso considerar alguns pontos:
- interrupções que correspondem ao máximo de 5 minutos no tempo do pomodoro* o caracterizam como comprometido
- interrupções superiores a 10 minutos no tempo do pomodoro* o tornam nulo
* considerando que o tempo de um pomodoro é de 25 minutos
Lista de tarefas com a marcação das interrupções
Como organizar as tarefas para a execução ser produtiva
O desafio da produtividade é ORGANIZAR AO INVÉS DE ELIMINAR, e quando se trata de programação a primeira coisa que alguns programadores eliminam são os testes. A seguir você verá uma série de dicas para organizar as tarefas mais comuns do desenvolvimento e ainda conseguir tempo para testar sem precisar de fazer hora extra ou pedir novo prazo.
- Quebre as tarefas longas para ter uma quantidade maior de tarefas curtas e poder encaixar cada uma delas dentro de um pomodoro de 25 minutos
- Se você tem que programar tanto o frontend quanto o backend, organize as tarefas para executar todas as demandas de frontend e depois as de backend, ou vice-versa
- Se tiver tarefas que dependem de outras que estão sendo realizadas por outra pessoa, deixe essas tarefas para serem executadas por último
- Se você utiliza Scrum, então organize as sprints e tarefas para que elas se encaixem dentro dos pomodori
- Tarefas que levem menos de 25 minutos de duração, por exemplo 10 minutos, não devem ser colocadas em um único pomodoro
- Junte as tarefas pequenas, que levam poucos minutos para execução, em uma única tarefa para executar dentro de um pomodoro
- Organize a lista de tarefas do dia em ordem de execução
- Não escolha a próxima tarefa de modo aleatório, respeite a ordem de execução que foi definida
- A PRIMEIRA TAREFA DO DIA deve ser um pull para o controle de versão
- A ÚLTIMA TAREFA DO DIA deve ser um push para o controle de versão
Você pode e deve utilizar a técnica Pomodoro não só para as tarefas de programação, mas para todas que estiverem relacionadas a esse trabalho. Todo programador precisa se relacionar com os clientes e/ou chefes lendo e respondendo emails, atendendo seus telefonemas, participando de reuniões entre outras tarefas. Coloque essas tarefas nas listas também, pois será uma excelente forma de você analisar o que tem feito e quanto tempo tem gasto em cada tarefa.
Se você é um programador freelancer a técnica Pomodoro ajuda a determinar o tempo de execução do seu projeto, pois como você terá um histórico das tarefas realizadas e a quantidade de pomodori que foram gastos fica fácil estimar um tempo de execução do projeto e então precificar.
O sucesso na aplicação dessa técnica está na continuidade e respeito às suas regras e é importantíssimo lembrar que podem haver momentos em que ela não será tão eficiente quanto se espera, então cabe a vocÊ ter a sensibilidade de enxergar esse momento e fazer as adaptações na forma de uso para que se encaixe à rotina de trabalho e você possa extrair o máximo dela.