Técnica Flowtime

É recomendado que um flowtime tenha entre 10 e 90 minutos e que ao adicionar mais tempo ao flowtime, este fique entre 20% e 80% do tempo determinado no início do flowtime.

Exemplo de aplicação da técnica flowtime

Se você define o flowtime com 40 minutos de duração e ao final desse tempo quando o alarme despertar você ainda estiver com um bom nível de foco e concentração, adicione a ele mais 20 minutos, e assim até que você sinta que está perdendo o foco e a concentração está baixa.

Ao concluir o flowtime, verifique qual foi o tempo total dele e então calcule o tempo de pausa. O recomendado é que esse tempo fique entre 10% e 50% do tempo total do flowtime, mas pode variar de programador para programador, depende do tempo que cada um leva para recuperar o foco e a concentração.

Técnica Flowtime

Flowtime

Pontos importantes da técnica

Essa é uma técnica simples de ser compreendida e aplicada, e se o programador já fizer uso de técnicas como a Pomodoro ou a Chunking, fica mais fácil ainda.

Veja a seguir os pontos importantes da técnica Flowtime.

  • tempo do flowtime é flexível
  • tempo da pausa é flexível e relativo ao tempo do flowtime
  • permite manter uma tarefa em execução até que seja concluída, sem que haja a interrupção por conta de ter atingido o tempo limite do bloco de execução
  • por ser orientada ao foco, permite aproveitar o máximo de energia física e mental na execução da tarefa

Segundo Mihály Csíkszentmihályi “flowtime é o período de alto foco para produzir algo no estado de flow (fluxo), que é o momento de produtividade máxima em que se utiliza a maior capacidade e energia para realizar uma tarefa desafiadora, possuindo habilidades necessárias”.

Com a flexibilidade da técnica é possível ter um ótimo custo/benefício de tempo, atenção, foco, concentração e energia, tudo em alto nível.

“A essência está em continuar no flowtime somente enquanto estiver em um bom estado de produtividade.” (Dionatan Moura)

As interrupções

Quando você está em um estado de flow mais longo as chances de ser interrompido aumentam, exceto se você estiver sozinho.

Evite ao máximo as interrupções, procure deixar o celular no silencioso, notificações tanto do celular quanto do computador desativadas, enfim, retire de perto tudo o que te faz perder o foco.

Para que a aplicação da técnica Flowtime possa trazer resultados é preciso que você tenha consciência de que o estado de flow não dura o dia inteiro. Seja consciente ao definir o tempo do flowtime e do quanto você irá alongá-lo.

Trackback URL: https://www.solidsoftware.com.br/tecnica-flowtime/trackback/

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *